A manipulação de medicamentos permite-nos obter alternativas para certas patologias, cujo medicamentos para o seu tratamento não se encontra comercializado.

Os medicamentos manipulados são medicamentos preparados segundo fórmulas magistrais ou oficinais, cuja preparação compete às farmácias ou serviços farmacêuticos hospitalares, sob a direta responsabilidade do farmacêutico.

O medicamento manipulado pode ser apresentado como:

  1. Fórmula magistral, o medicamento preparado em farmácia de oficina ou nos serviços farmacêuticos hospitalares segundo receita médica que especifica o doente a quem o medicamento se destina;
  2. Preparado Oficinal, qualquer medicamento preparado segundo as indicações compendiais, de uma farmacopeia ou de um formulário, em farmácia de oficina ou nos serviços farmacêuticos hospitalares, destinado a ser dispensado diretamente aos doentes assistidos por essa "farmácia ou serviço".

Os atuais padrões de qualidade na utilização de medicamentos manipulados estão enquadrados num sistema de boas práticas a observar na preparação de medicamentos manipulados de acordo com normas e requisitos aprovadas pelo INFARMED.

Para saber mais informações envie um e-mail com o seu pedido para [email protected] ou ligue para +351 228 349 159.